Profissionais do mais alto nível para assessoria da sua empresa

Boletins

BC reduz projeção de inflação para 2017
por Portal Brasil
Última modificação: 02/03/2017 15h18


Em documento, Banco Central citou reformas e "dinâmica favorável" da inflação

Diante das reformas econômicas encaminhadas pelo governo federal, o Banco Central (BC) passou a ver um cenário mais favorável para o custo de vida no Brasil e reduziu suas projeções. Para 2017, a expectativa de inflação caiu para 4,2%; para o próximo ano, para 4,5%.

As informações fazem parte de um documento divulgado nesta quinta-feira (02), no qual a instituição classificou as medidas de ajuste fiscal como “fundamentais” para o processo de redução da taxa básica de juros.

Com as reformas, as contas públicas ficam organizadas e, na prática, há menos combustível para a inflação. O consumidor é diretamente beneficiado com esse ajuste, já que os preços ficam mais estáveis. Ao mesmo tempo, se criam as condições necessárias para a redução dos juros.

Essa ata, além de trazer as previsões do Banco Central para a economia, explica a decisão da instituição em relação aos juros. Na última reunião os juros foram cortados, caíram de 13% ao ano para 12,25%. Essa redução, explicou o BC, foi possível em função desse cenário melhor para a inflação. O impacto das reformas econômicas também colaborou para a decisão.

“O processo de aprovação das reformas fiscais tem sido positivo. Os próximos passos envolvem apreciação de reformas fundamentais para a sustentabilidade das contas públicas, como é o caso da reforma da previdência”, diz o comunicado.

Limite de tolerância para a inflação

No Brasil, a principal missão do BC é manter a inflação estável e em um nível baixo. Para deixar esse trabalho mais claro, a instituição tem o objetivo de fazer com que o IPCA do ano fique em 4,5%.

Como existem muitos fatores que podem influenciar esse número, há uma margem de erro para mais e para menos. Com isso, o limite máximo de tolerância para a inflação é uma taxa de 6% e o mínimo é de 3%.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2017/03/bc-reduz-projecao-de-inflacao-para-2017
sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil



Agenda Tributária

carregando ...

Cotação de Moedas
Índices Econômicos
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta das 8h as 17h30

Nos acompanhe nas redes sociais

Parceiros
      
 
    

© 2019 Todos os direitos reservados.