O Fórum Contábeis reúne o maior acervo de conteúdo contábil atualizado e com discussães que promovem um crescimento em geral de toda a comunidade contábil. Conheça e comece a fazer parte da nossa comunidade!
Veja quais tópicos são os mais discutidos nos últimos 10 dias.
Veja em tempo real, os últimos tópicos postados no fórum.
Contribua interagindo com tópicos não respondidos.
Utilize nossas editorias para se informar com um conteúdo atualizado diariamente e diretamente voltado para seu interesse. No portal contábeis você tem a certeza de que pode encontrar o suporte de informação necessário para voce ter ainda mais sucesso profissional.
Envie sua matéria, publique seu artigo e compartilhe com milhares de visitantes todos os dias.
Nossos especialistas discutem os assuntos mais relevantes da atualidade.
Ferramentas que ajudam o profissional contábil, empreendedores e acadêmicos
Encontre o anexo e calcule a alíquota da atividade de sua empresa através da descrição ou do CNAE.
O portal contábeis é feito para profissionais como você, que procuram informação de qualidade e uma comunidade ativa e pronta para discutir, opinar e participar de tudo o que envolve o mundo contábil.
Compartilhe seu conhecimento para visitantes todos os dias.
Tecnologia
17/05/2022 16:30:31
3 mil acessos
Pexels
No dia 9 de maio de 2022, a Receita Federal do Brasil divulgou no Portal Nacional da NF-e uma notícia que, no mínimo, seria equivalente a uma notícia falsa – fake News.
Dizia o comunicado, em portal público e oficial, como ainda lá está, que o sistema da nota fiscal eletrônica seria paralisado no dia 13 de maio de 2022, às 22h, e retornaria somente às 00h do dia 16 de maio de 2022.
O comunicado informava ainda que os serviços do sistema de nota fiscal eletrônica seriam retirados do ar, incluindo o recebimento no ambiente nacional dos documentos emitidos nas unidades federadas, entre outros.
Quando fui consultado sobre a veracidade do comunicado, logo pesquisei e percebi que era real, mas que não parecia ser tão grave já que a Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS) seria mantida para atender às demandas de emissão dos documentos.
Ocorre que sem a base nacional algumas operações ficariam prejudicadas, como manifestação do destinatário ou pesquisas sobre os dados de conhecimentos de frete.

O comunicado pode ser acessado clicando aqui.
No dia 12 de maio de 2022, a Receita Federal do Brasil publicou novamente. Nesta publicação, o comunicado afirmava que os serviços não seriam prejudicados, gerando para alguns tranquilidade e para outros maior preocupação.
Mais tranquilidade para quem apenas quer usar o sistema e precisa que o sistema mantido pelos órgãos estatais esteja disponível.
Já para outros, que acreditaram no primeiro comunicado e tomaram providências, incorreram em custos inexplicáveis (aos gestores máximos das organizações) de contingência. O comunicado adequado fora publicado tardiamente, pois havia três dias entre um e outro.

O comunicado pode ser acessado clicando aqui.
Uma questão que ainda está sem resposta para a sociedade, que arca com todos os custos da solução de nota fiscal eletrônica, é por que o primeiro comunicado foi publicado?
Uma notícia tão estapafúrdia não poderia ter sido veiculada! Quem foi responsável por esta publicação e quais lições foram aprendidas neste episódio?
Ao analisar as falhas deste episódio poderá haver algo proveitoso de uma comunicação tão falha, para dizer o mínimo. Com a palavra, a Receita Federal do Brasil para suas explicações e esclarecimentos sobre as providências à sociedade.
O custo para um episódio já foi alto. Repeti-lo seria uma estupidez!
Nos conte como sua organização lidou com esta situação.
Se estas informações foram úteis para você, provavelmente serão úteis para profissionais da sua relação. Recomende, compartilhe ou indique. Me encontre no Instagram ou LinkedIn.
No dia 9 de maio de 2022, a Receita Federal do Brasil divulgou no Portal Nacional da NF-e uma notícia que, no mínimo, seria equivalente a uma notícia falsa – fake News.
Dizia o comunicado, em portal público e oficial, como ainda lá está, que o sistema da nota fiscal eletrônica seria paralisado no dia 13 de maio de 2022, às 22h, e retornaria somente às 00h do dia 16 de maio de 2022.
O comunicado informava ainda que os serviços do sistema de nota fiscal eletrônica seriam retirados do ar, incluindo o recebimento no ambiente nacional dos documentos emitidos nas unidades federadas, entre outros.
Quando fui consultado sobre a veracidade do comunicado, logo pesquisei e percebi que era real, mas que não parecia ser tão grave já que a Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS) seria mantida para atender às demandas de emissão dos documentos.
Ocorre que sem a base nacional algumas operações ficariam prejudicadas, como manifestação do destinatário ou pesquisas sobre os dados de conhecimentos de frete.
O comunicado pode ser acessado clicando aqui.
No dia 12 de maio de 2022, a Receita Federal do Brasil publicou novamente. Nesta publicação, o comunicado afirmava que os serviços não seriam prejudicados, gerando para alguns tranquilidade e para outros maior preocupação.
Mais tranquilidade para quem apenas quer usar o sistema e precisa que o sistema mantido pelos órgãos estatais esteja disponível.
Já para outros, que acreditaram no primeiro comunicado e tomaram providências, incorreram em custos inexplicáveis (aos gestores máximos das organizações) de contingência. O comunicado adequado fora publicado tardiamente, pois havia três dias entre um e outro.
O comunicado pode ser acessado clicando aqui.
Uma questão que ainda está sem resposta para a sociedade, que arca com todos os custos da solução de nota fiscal eletrônica, é por que o primeiro comunicado foi publicado?
Uma notícia tão estapafúrdia não poderia ter sido veiculada! Quem foi responsável por esta publicação e quais lições foram aprendidas neste episódio?
Ao analisar as falhas deste episódio poderá haver algo proveitoso de uma comunicação tão falha, para dizer o mínimo. Com a palavra, a Receita Federal do Brasil para suas explicações e esclarecimentos sobre as providências à sociedade.
O custo para um episódio já foi alto. Repeti-lo seria uma estupidez!
Nos conte como sua organização lidou com esta situação.
Se estas informações foram úteis para você, provavelmente serão úteis para profissionais da sua relação. Recomende, compartilhe ou indique. Me encontre no Instagram ou LinkedIn.
Receba notícias no seu e-mail
Publicado por
Mestre em valoração de intangíveis na Indústria Criativa e professor de malhas e escrituração digital. É também consultor, palestrante, gestor do blog Mauro Negruni e autor da coluna Conversa Tributária. Em seus mais de 35 anos atuando no setor fiscal e tributário, é considerado um dos maiores especialistas no Sistema Público de Escrituração Digital no país e permanece como membro do GT de empresas piloto desde o seu início.
RSS
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.