18/06/2019 – 12h44
O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve uma queda de 0,9% no trimestre encerrado em abril, na comparação com o trimestre fechado em janeiro.
Os dados do Monitor do PIB, divulgado nesta terça-feira (18) pela Fundação Getulio Vargas, mostram ainda que a economia ficou estável na comparação com o trimestre encerrado em abril de 2018.
O economista e coordenador do Monitor do PIB, Cláudio Consídera, avalia que o resultado do trimestre encerrado em abril deste ano reflete a queda na produção provocada pela greve dos caminhoneiros em maio do ano passado.
Para Consídera, se a economia do país continuar nesse ritmo, vamos enfrentar uma situação muito ruim nos próximos meses e até o final do ano.
Ele defendeu a aprovação das reformas, principalmente da Previdência, para evitar que o país volte à recessão.
Considerando-se apenas o mês de abril, o PIB caiu 0,1% na comparação com março deste ano e 0,3% na comparação com abril do ano passado.
O consumo do governo caiu 0,1%, enquanto o consumo das famílias manteve-se estável. As importações recuaram 8,1%.
Segundo ele, houve um efeito cascata, atingindo os setores de serviços, com queda de 0,2%, da indústria, com recuo de 1,3%, e da agropecuária, que caiu 2%.
Fonte: Radio Agência Nacional