Publicado: 12/01/2018 20h39
Última modificação: 12/01/2018 20h39
Em 2019, todas as escolas do País devem oferecer aos alunos aulas de educação financeira, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais que simples matemática, a educação financeira muda a compreensão dos estudantes sobre o mundo e os prepara para a vida adulta.
Os brasileiros querem economizar e poupar mais. Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que juntar dinheiro é a principal resolução para este ano: 45% dos entrevistados pretendem poupar e 27% querem sair do vermelho. A educação financeira ensina a manter as contas em dia e guardar recursos para os momentos de necessidade.
Além de conceitos básicos de economia, como juros compostos, outras disciplinas podem tratar dos temas, como história e geografia, explicando a origem do dinheiro e do mercado financeiro, o impacto da economia e do consumo na política e na sociedade, a importância dos impostos ao longo da história.
Por meio do ensino de conceitos básicos financeiros, os jovens passam a entender melhor a sua realidade e a de suas famílias, fazendo um uso consciente dos recursos disponíveis desde cedo e planejando o futuro. Além disso, passa a compreender melhor a situação política do País e do mundo.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Banco Central, do Planalto e do Ministério da Educação (MEC)